Quem Somos

Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP

Ituiutaba – MG

A Física no Laboratório Didático

O Laboratório Didático do curso de Física da FACIP tem capacidade para realizar experimentos diversificados, embora alguns em fase de construção, em Mecânica, Fluidos, Calor, Ondas, Eletricidade, e Física Eletrônica. Em breve estaremos recebendo modernos equipamentos que permitirão a montagem de experimentos em Magnetismo, Óptica e Física Moderna. Nestes Laboratórios são desenvolvidas as disciplinas de Física Experimental procurando que os estudantes ao se colocar no lugar de verdadeiros experimentadores descubram sua própria maneira de correlacionar os conceitos físicos apreendidos nas aulas com o experimento e também com os fenômenos que ocorrem no seu cotidiano.

A idéia de montar este “Blog” surgiu dentro do Projeto “Desenvolvimento de uma metodologia teórico-experimental para o ensino/aprendizado de Mecânica, Calor e Ondas, aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação (PIBEG) – 2008; Curso de Física, coordenado pelo Prof. Dr. Raul Fernando Cuevas Rojas, com a participação das discentes Karine Nayara Mussulin e Marici Anne Costa e Silva, dos cursos de Química e Física, respectivamente; no intuito de criar um grupo de trabalho com olhar multidisciplinar tanto para orientar o trabalho dentro do laboratório de acordo com as necessidades especificas do curso, como para conhecer as dificuldades que os estudantes de cada curso no aprendizado da Física e a contribuição que o laboratório pode fazer neste processo.

Especificamente, através de uma pesquisa aplicada (veja_os_resultados) aos estudantes que já tiveram algum contato com as disciplinas de Física Experimental, procuramos saber quais suas demandas em relação à disciplina e o papel da mesma na assimilação dos conceitos da física e a formação do pensamento cientifico.

Os resultados mostraram nitidamente uma necessidade, identificada pelos próprios estudantes, quanto à falta de “espaços”, para sanar dúvidas e até mesmo no sentido de disponibilizar uma forma de haver mais contato entre educandos e educadores, visto que o tempo das aulas, monitorias e atendimentos nem sempre podem se adaptar à realidade do estudante.

Após de discutirmos varias alternativas para responder a esta demanda percebemos que poderíamos fazer uma significante contribuição para o ensino e aprendizado de nossos estudantes se tornarmos mais acessíveis informações referentes à disciplina, disponibilizando além de material referencial de cada experimento, experimentos virtuais, espaços interativos e atrativos que estimulem o aprendizado da Física e a formação do pensamento Cientifico.

Constatamos que as novas tecnologias de informação e comunicação na Internet têm atraído a atenção de professores e pesquisadores da área de ensino e tem se tornado um médio transcendental e econômico para complementar aula e divulgar a ciência a amplos sectores da população, nesse sentido esperamos que este “Blog” serva de apoio didático, contribua para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da UFU – Campus do Pontal e permita a divulgação da Física e da Ciência em geral no Pontal do Triangulo Mineiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: